Fiscais realizavam vistoria da operação Via Crucis na estação de São Cristóvão
Um funcionário da Supervia foi detido nesta segunda-feira (30) por tentar impedir que agentes do Procon-RJ realizassem vistoria na estação de São Cristóvão, na zona norte do Rio. A visita faz parte da operação Via Crucis, que tem objetivo de fiscalizar atraso na chegada e partida dos trens, e verificar se a concessionária está devolvendo o valor da passagem aos usuários no caso de quebra das composições que impossibilite o prosseguimento da viagem. O responsável pela segurança da estação de São Cristovão foi levado para a delegacia de São Cristóvão (17ª DP) para prestar depoimento.De acordo com o órgão de defesa do consumidor, os funcionários da estação dificultaram o acesso dos fiscais, mesmo depois de eles se identificarem. O mesmo problema aconteceu na estação da Mangueira, também na zona norte. A PM foi acionada e os fiscais só conseguiram entrar 45 minutos depois.
Os agentes do Procon-RJ também fizeram vistorias nas estações de Cascadura e Brás de Pina, na zona norte, e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Em Cascadura, os fiscais verificaram que o elevador de acesso de cadeirantes no interior da estação não estava funcionando. Em Caxias, além problema no elevador de cadeirantes, a estação não tinha banheiros para os usuários. A Supervia foi autuada e será multada pelas irregularidades.
A Seprocon (Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) instaurou processo administrativo para investigar as irregularidades cometidas pela Supervia, e já anunciou que a operação vai continuar sem previsão de acabar. R7