Sala Cecília Meireles reabre após quatro anos em obra

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014


Bruno Oliveira, Redação Rio Alerta notícias

Foto: Karla Prado\O Dia

Um dos mais tradicionais espaços de música do país, a Sala Cecília Meireles, na Lapa, foi reinaugurada na noite de quinta, com um concerto de voz e piano para convidados e autoridades, depois de ficar quatro anos fechada para obras de restauro e modernização. 


Estiveram presentes na cerimônia o governador Luiz Fernando Pezão, o prefeito Eduardo Paes, o ex-governador Sérgio Cabral Filho e seu pai, Sérgio Cabral. 

A reforma custou R$ 47,5 milhões, incluindo equipamentos, sinalização e mobiliário. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), o prédio do fim do século 19 ganhou um novo mezzanino com cafeteria, sala multiuso para ensaios e painéis acústicos importados da Irlanda. 

Além disso, o espaço interno dobrou de tamanho para oferecer mais conforto e acessibilidade para pessoas com deficiência física.

A secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, se emocionou ao agradecer aos patrocinadores e ao governo pela recuperação do local. 

“Tenho muita honra de agradecer ao governador Pezão e ao Cabral. Este é um projeto grandioso que mudou o Rio”, disse Adriana. 
Com a reforma, a fachada da sala, criada em 1965 em homenagem à poeta Cecília Meireles, ganhou uma enorme janela com vista para a boemia da Lapa. 

“Todo o projeto foi executado para que a sala não perdesse a condição de melhor acústica da América do Sul”, disse o presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio (Emop), Ícaro Moreno, responsável pela obra. 

O principal espaço de música de concerto reabre hoje ao público, com programação eclética, do erudito ao popular, a preços acessíveis.
Hospedagem de site ilimitada
Loja virtual completa e barata
 
TV RIO ALERTA © 2012-2023 |:Rio Alerta Comunicação CNPJ: 94.104.081/0001-13