Redação TV Rio Alerta
Uma operação da Polícia Civil prendeu seis suspeitos de integrar uma quadrilha, no Rio de Janeiro, que invadiu o sistema de um banco e causou um prejuízo milionário. A segunda fase da ação Firewall, no sábado (13), tinha como objetivo cumprir 11 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão.
De acordo com as investigações, o grupo acusado de ataque cibernético instalou dispositivos eletrônicos na rede de diversas agências bancárias para conseguir ter acesso ao sistema interno do banco.
Ainda segundo a polícia, os envolvidos aliciavam funcionários e prestadores de serviço com a intenção de que eles colaborassem com os crimes. Em um dos casos, os criminosos pagaram R$ 100 mil por uma credencial.
O grupo chegou a realizar operações, como troca de biometria e foto e documentos de clientes. Em seguida, os suspeitos realizavam saques e transferência de valores.
A investigação revelou ainda a existência de outras células do grupo que praticam o golpe em todo o território nacional.
Segundo a polícia, a instituição financeira vem realizando diversas ações para bloquear a ação dos criminosos e auxiliar as investigações.