Redação TV Rio Alerta
Os 40 anos do Rock in Rio estão sendo comemorados pelo público e por todos que acreditam no evento como uma excelente oportunidade para aumentar os lucros, assim como o turismo, a economia e a rede hoteleira.
Estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que são movimentados R$ 2,9 bilhões na cidade e criados 32, 6 mil postos de trabalho.
A rede hoteleira, principalmente, na Barra da Tijuca, comemora o alto índice de pessoas que vieram para o Rio de Janeiro. O público esperado gira em torno de 700 mil pessoas.
De acordo com pesquisa do HotéisRio, a média de ocupação está em 74%. São destaques as regiões de Barra/ Recreio, com 85% e a Zona Sul (Leme/ Copacabana/Ipanema/Leblon) com 78%. O presidente do Hotéis RIO, Alfredo Lopes, afirma que a expectativa é chegar a 95% de ocupação nos dois fins de semana. "O Rio de Janeiro se preparou para comemorar esses 40 anos do Rock in Rio. Vai ser uma festa, com casa cheia e muita animação, com hotéis, bares e restaurantes cheios. É o astral do festival tomando conta da nossa cidade", comemora.
No meio do caminho, em São Conrado, o Hotel Nacional se destaca por sua localização estratégica, em frente à praia, e por criar uma série de eventos temáticos. A bola da vez, de olho no público que vem à Cidade Maravilhosa para curtir o Rock in Rio, é o 'Setembro Rock'. "A partir desta quinta-feira, dia 12, a programação musical do hotel será toda dedicada ao rock and roll, com um DJ na piscina e música ao vivo. Também iremos oferecer um drinque de cortesia, em uma parceria especial com a Bacardi, para os hóspedes que forem a eventos de rock pela cidade", explicou Francisco Guarisa, Head de Marketing e Comunicação do Hotel Nacional.
Outro ponto positivo para quem optar pelo Nacional vai ser a facilidade em matar a fome depois do Rock in Rio, pois o hotel lançou um serviço especial o pós-evento. "Criamos um Cardápio do Rock, que é o Room Service 24 horas, para facilitar a vida das pessoas. Nós vamos ter no menu hamburguer, pizza, batata frita e até sanduíche vegano. Durante esse período, de 11 até 23 de setembro, o Hotel Nacional vai disponibilizar 10% de desconto nas suas diárias", conta Guarisa, acrescentando que ainda trabalha para agregar outros serviços que enriqueçam a experiência durante a estadia no empreendimento.
O gestor explica que o Hotel Nacional é a cara do Rio. "A nossa cidade é de vanguarda e o hotel tem um projeto nessa mesma linha, o Rio é despojado, assim como o Nacional. Nós já recebemos quase dez edições do Free Jazz Festival, entre as décadas de 80 e 90. Aqui, ficaram hospedadas grandes estrelas internacionais, tais como Sarah Vaughan, B.B. King, George Benson, Herbie Hancock e Chet Baker, entre outros.
Ou seja, boa parte da nata do jazz ficava aqui. Apesar de sermos um hotel 5 estrelas, procuramos manter o despojamento, essa descontração, característica da cidade. É um hotel que respira cultura e arte.
Eu brinco dizendo que aqui quem se hospeda, se hospeda numa obra de arte e leva um quarto de quebra, com uma vista exuberante. O Hotel Nacional sempre esteve na memória afetiva, não só do carioca, mas do brasileiro em termos gerais".
Com 413 quartos e capacidade para atender até 1000 pessoas, o Hotel Nacional recebe famílias e as crianças adoram o espaço Kids, de mais de 200 metros. "Torcemos para que a ocupação chegue até 90%. Às vezes começa a encher mais perto da data do evento. Aqui é um hotel híbrido, porque é um hotel de hospedagem e de multipropriedade: são pessoas que compram cotas. Depois de um período, ele tem direito a usufruir ficando uma semana no hotel também. Então é um hotel que tem essa característica diferente. Além disso também tem o Day Use".
Gerente-Geral do Hotel Nacional, o goiano Maurício Junior destaca a importância dos grandes eventos para a economia da cidade. "É fundamental não só para o hotel, mas para o Rio como um todo.
Participei nesta semana de uma reunião com gerentes de outros hotéis e vimos que setembro de 2024 está cheio.
A nossa expectativa é que o lucro deste período seja superior ao mesmo período de 2023". Para o Setembro Rock, o Hotel Nacional já contratou cerca de 140 funcionários extras.
"Como o hotel está muito cheio, eu preciso entregar um serviço de excelência para as pessoas voltarem", explicou ele, acrescentando que nos dois sábados a feijoada, que normalmente é com roda de samba, será com rock.