Redação Rio Alerta notícias
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro pretende intensificar as ações para atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de imunizar contra a gripe 80% do público-alvo da campanha de vacinação.
Inicialmente, o prazo para receber a vacina terminaria nesta sexta-feira (22), mas foi prorrogado até o dia 5 de junho. No estado, 35% do público-alvo foram imunizados.
Devem ser vacinadas as pessoas com 60 anos ou mais, assim como as crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, indígenas, gestantes, mulheres no período de 45 dias após o parto, população carcerária, profissionais de saúde, profissionais que atuam no sistema prisional e doentes crônicos, o que corresponde a 4,1 milhões de pessoas no estado.
O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde, Alexandre Chieppe, lembra que em 2014 a situação estava parecida com a atual, mas a meta foi ultrapassada, chegando a 83,98% de cobertura.
— No ano passado foi prorrogado o prazo duas vezes porque também não se atingiu a meta. O cenário de agora é muito semelhante ao que foi visto no ano anterior.
Vamos agora traçar estratégias junto com os municípios, incentivando a utilização de postos volantes de vacinação em serviços, em asilos, para que a gente faça também ações que permitam ampliar essa cobertura.
Em todo o estado, 1,5 mil postos de saúde nos 92 municípios disponibilizam a vacina, que este ano imuniza contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circularam no último inverno: A H1N1, A H3N2 e Influenza B.
A região que está com a cobertura mais baixa é a do Médio Paraíba, formada pelos municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda, onde menos de 27% do público-alvo se vacinaram.
