
Operação vai ser iniciada às 17h de sábado (15), a proibição do estacionamento perto do estádio
Neste final de semana, devido ao jogo da Copa das Confederações entre México e Itália, marcado para domingo (16), um esquema especial de trânsito, transportes e operação será montado no entorno do estádio do Maracanã.
A operação vai ser iniciada às 17h de sábado (15), com a implantação das áreas em que haverá proibição de estacionamento com previsão de término para às 20h. A mesma medida também será tomada no dia 20, quando acontecerá outra partida do torneio. Vão participar da operação 735 controladores da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal.
Chegada ao Maracanã
Não será permitido estacionar no entorno do estádio durante os dias de jogos. Metrô e trem serão as melhores opções para chegar ao local.
O público deve estar atento aos ingressos para escolher a melhor forma de chegar ao estádio pelo metrô. As entradas A, B e C (rampa da UERJ e rua Eurico Rabelo) devem utilizar a estação Maracanã. Já os torcedores com ingressos D (rampa do Bellini) a melhor opção é a estação São Francisco Xavier. Os que possuem entradas E e F (rua Mata Machado) a estação São Cristóvão representa a melhor escolha.
Quem chegar ao local de trem deve descer na estação São Cristóvão, pois a estação Maracanã estará fechada.
Gratuidade
Os torcedores que decidirem ir ao estádio de metrô ou trem terão gratuidade nas passagens a partir das 12h dos dias 16 e 20 e a partir das 15h do dia 30. Para isso, eles devem apresentar o ingresso da partida nas estações. Já na saída a gratuidade será válida somente nas estações de metrô São Francisco Xavier, São Cristóvão e Maracanã - até duas horas após o término do jogo - e na estação de trem São Cristóvão.
Principais Interdições
Nos dias de jogos estará proibida a circulação de veículos, seis horas antes da partida, nas vias: rua Prof. Eurico Rabelo; rua Visconde de Itamarati; rua Isidro de Figueiredo; rua Artur Menezes e rua Conselheiro Olegário.
Quatro horas antes da partida, estará proibido acessar as seguintes vias: av. Radial Oeste, sentido centro; av. Maracanã em ambos os sentidos, no trecho próximo ao Maracanã; viaduto Oduvaldo Cozzi; Viaduto de São Cristóvão; av. Prof. Manoel de Abreu em ambos os sentidos, no trecho próximo ao estádio; rua Mata Machado e Radialista Waldir Amaral.
Principais Alterações
As principais alterações no trânsito serão feitas na rua Prof. Eurico Rabelo que funcionará em mão dupla para a circulação dos veículos autorizados e de serviço do evento; O viaduto Oduvaldo Cozzi funcionará como via exclusiva para pedestres, por onde será feita a ligação das estações de trem e metrô de São Cristóvão ao estádio; e por fim , o acesso a São Cristóvão, pelo viaduto junto à estação, estará bloqueado. Com isso os carros devem utilizar a rua Ceará ou seguir até o Viaduto da Mangueira.
Rotas Alternativas
Os motoristas que vierem do centro com destino à Tijuca devem seguir pela radial Oeste (Oswaldo Aranha), rua Pará, rua Paraíba e rua Mariz e Barros. Para os que vem do centro para o Grajaú e Vila Isabel a melhor opção será seguir pelas ruas: Teixeira Soares, Souza Dantas, Marechal Rondon, São Francisco Xavier, Oito de Dezembro, Duque de Caxias e Torres Homem.
Os condutores que partirem de São Cristóvão para a Tijuca devem optar pela rota Visconde de Niterói, viaduto da Mangueira e São Francisco Xavier. Da Tijuca para a praça da Bandeira a alternativa será pelas ruas: Haddock Lobo ou Heitor Beltrão, Gonçalves Crespo e Mariz e Barros.
Do Méier para o centro, os motoristas devem seguir Marechal Rondon, Visconde de Niterói, Bartolomeu de Gusmão e Francisco Eugênio. Do Méier para a Tijuca/Grajaú e Vila Isabel a opção será seguir pelo túnel Noel Rosa.
Para quem vem do Méier para a avenida Brasil: av. Marechal Rondon, viaduto da Mangueira, av. Visconde de Niterói e ruas Ana Neri, São Luiz Gonzaga e Prefeito Olympio de Melo. De Vila Isabel para Tijuca e centro: ruas Teodoro da Silva, Pereira Nunes, Barão de Mesquita, General Roca, Conde de Bonfim e Haddock Lobo. FONTE R7 FOTO Fernando Maia | Riotur