
Redação Rio Alerta notícias
Os estabelecimentos, localizados no Méier, e uma delas - a Princesa Bijou - foi interditada.
Com mais essa ação, o Procon já autuou 176 estabelecimentos por irregularidades nas nove edições da operação.
Na loja Princesa Bijou, os fiscais verificaram que não havia extintores de incêndio, e o estabelecimento também não apresentou o certificado do Corpo de Bombeiros.
Devido à grande quantidade de materiais elétricos e produtos inflamáveis à venda, a loja foi interditada até que a situação seja regularizada.
A loja também foi autuada em função da ausência de preços em alguns produtos e por não possuir o cartaz do Disque 151 (com o telefone do Procon Estadual para a realização de consultas e queixas), um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consulta, e nem sequer o Livro de Reclamações.
Já a concessionária da Honda também não tinha o certificado dos Bombeiros, além de não ter apresentado alvará de funcionamento.
Os fiscais autuaram a loja e deram um prazo de 48 horas para a apresentação no Procon Estadual de ambos os documentos.
Por sua vez, a Fest Sonho foi autuada por não informar o valor de alguns produtos à venda, utilizando códigos para marcação de preços em vez de informar de forma clara quanto custam.
O estabelecimento havia sido denunciado no Disque 151 por essa prática, que contraria o artigo 6°, inciso III, do CDC.
A D. Divas foi autuada por ter um cartaz informando que a loja não trocava peças que estivessem com defeito, prática considerada ilegal segundo o artigo 18 do CDC.
Lojas que não foram autuadas na Rua Dias da Cruz: Marado, Kaiak, Centro Ótico, Espaço Rubro Negro, Sonho dos Pés, Fnile, Mega Lar, Tele Rio, Mercatto, Armadilha do Corpo, Toque de Papel e Casa & Vídeo.
As lojas Tatta Biju Bolsas, na Av. Amaro Cavalcante, 51 e 37; e Lealtex, na Rua 24 de Maio, 1373, também não apresentaram problemas.
Não foram encontradas irregularidades, ainda, nas lojas C&A, V8, Sonho dos Pés, Le Parfum, e Cariocas FC, todas no Shopping do Méier.