Redação Rio Alerta
A informação foi divulgada pela assessoria do hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF), na Tijuca, na Zona Norte do Rio, onde o jovem estava internado.
Ainda de acordo com a unidade, a suspeita de febre amarela ainda não foi confirmada.
"A equipe de médicos e enfermeiros e a direção do hospital se solidarizam com a família e os amigos de Luiz Fernando, um jovem que certamente cumpriu sua missão nos seus 17 anos de vida", diz trecho do comunicado.
O adolescente estava internado "em estado gravíssimo e irreversível".
De acordo com a mãe do rapaz, Fernanda Iara Tavares Valente, a doença evoluiu rapidamente nos últimos dias. "Meu filho sempre foi atleta.
Ele começou com uma dor de cabeça, febre. Levei ele para o hospital, ele foi medicado. Depois o quadro dele piorou”, disse.
Segundo Fernanda, Luiz apresentou os primeiros sintomas no dia 4 de janeiro.
O jovem passou por dois hospitais até ser trazido para o Rio: o Centro Integrado de Saúde (Cis), em Vassouras; Hospital da Unimed, em Volta Redonda.
Inicialmente, o jovem teria sido diagnosticado com hepatite. Entretanto, agora os médicos desconfiam que o jovem pode ter sido vítima de febre amarela.
O exame que irá confirmar a presença do vírus causador da doença deve ficar pronto em até 20 dias.
Já o fígado que Luiz receberia foi transplantado na última segunda-feira em uma mulher no Hospital São Lucas, em Copacabana.


