
Redação Rio Alerta
A abertura oficial da mobilização será na praça do Leme, em frente ao Forte Duque de Caxias.
Lá, além da vacinação, ações de informação e promoção da saúde e atividades lúdicas para as crianças estarão disponíveis a partir das 9h.
O objetivo da campanha é vacinar aproximadamente 1,5 milhão de pessoas. Entre elas, idosos, crianças de seis meses a 6 anos incompletos, gestantes, mulheres até 45 após o parto (é preciso apresentar comprovação), trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas, professores da rede regular de ensino.
Outros grupos também serão vacinados, como: portadores de doenças crônicas nas unidades de atenção primária.
Para estes, é necessária apresentação de prescrição médica com a indicação ou algum documento que comprove a condição crônica da doença.
A campanha de vacinação começou no dia 10 de abril e vai até o dia 31 de maio. Além deste sábado, a vacina está disponível nas 232 unidades de Atenção Primária - clínicas da família e centros municipais de saúde -, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Até o momento, já foram aplicadas na cidade do Rio 317.375 doses da vacina, das quais 288.530 nos grupos prioritários, o que representa 17,5% da população alvo.
Para pessoas que tenham apresentado febre recente, a recomendação é adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.
Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações.
Já pessoas com história de alergia grave e prévia a ovo ou a algum outro componente da vacina não devem se vacinar.