“Herói” reivindicava o direito de usar máscaras em manifestações no Estado
Um homem vestido de Batman foi detido no fim da tarde desta quarta-feira (25) por se recusar a retirar a máscara durante um protesto em frente ao prédio do Ministério Público no centro do Rio.
O manifestante foi levado por policiais militares para averiguação em uma delegacia da região. Uma lei aprovada na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) há duas semanas proíbe o uso de panos e máscaras para esconder o rosto em protestos.
Eron Morais de Melo costuma se vestir de “Batman” para acompanhar as manifestações desde junho. Nesta quinta, ele carregava um cartaz com o próprio nome e o número de identidade, mas a tentativa de se identificar e demonstrar boa intenção não foi suficiente para evitar a prisão.Na placa do Batman havia a mensagem: “A máscara não é um anonimato. É um símbolo de revolta contra a corrupção e a má administração pública”. O ato desta quinta foi organizado por um grupo de alunos da universidade Gama Filho que pretende conseguir ajuda do MP para evitar que a instituição acabe. Os professores estão em greve por falta de salários desde agosto. R7